Project Description

Além do Jardim

“Uma das atividades mais nobres na vida de um músico é a composição, ainda que nem sempre seja a mais visível”. Assim o pianista Fabio Torres define essa sua nova empreitada. O novo álbum do premiado músico, Além do Jardim, traz 9 faixas autorais, sendo 7 canções com letra e 2 temas instrumentais.

Retomando o lirismo de seu 1o trabalho, Pra Esquecer das Coisas Úteis (2009), o músico apresenta uma mistura de personalíssimas harmonias e melodias, com sabor jazzístico e alma brasileira. Passando pelo samba, choro-canção e a canção de câmara, o trabalho não seria possível sem a participação das cantoras Luciana Alves, Luiza Britto e Tatiana Parra, bem como dos seus parceiros do Trio Corrente, Edu Ribeiro e Paulo Paulelli, e o novo amigo, o guitarrista Fabio Leal.

O álbum foi gravado por André Mehmari em seu maravilhoso Estúdio Monteverdi em apenas uma tarde, com exceção da faixa Canção Só. A performance foi totalmente “ao vivo”e isso inclui as primorosas interpretações de Tatiana, Luciana e Luiza.

O entrosamento musical entre essas pessoas trouxe o sabor fresco e jazzístico como toque final à música do pianista

Fica Técnica

Fabio Torres: piano

Tatiana Parra: voz

Luciana Alves: voz

Luiza Britto: voz

Fabio Leal: guitarra

Paulo Paulelli: baixo acústico

Edu Ribeiro: bateria

André Mehmari: gravação, mixagem e masterização

Fabrizia Galan: produção executiva

Arte da capa: Helena Salgado

As faixas do novo álbum por Fabio Torres

“Decidi abrir o álbum com a faixa Além do Jardim , escrito no compasso de 5/8 e 6/8 como harmonias modernas e uma letra cheia de imagens algo oníricas. Uma coleção de lembranças fortes de minha vida recente que se referem ao período em que vivemos do ponto de vista da vida familiar e pessoal. Tatiana Parra aliou a perfeição com a qual cantou cada nota a uma intensidade e familiaridade com a letra que muito me comoveu.

A 2a faixa, Canção Só , é o resultado de uma letra que escrevi em 2019 para um tema instrumental lançado em meu álbum anterior, De Cara pro Sol (2017). Eu ouvi a Luiza Britto cantando em um show em Salvador em 2018 e fiquei completamente arrebatado por aquela jovem e profunda voz. Foi lindo ter registrado essa canção de piano e voz com ela.

A 3a faixa, Outra vez, é uma parceria com o músico e escritor, Carlos Badia , de Porto Alegre. Uma mescla de samba e bossa nova, a melodia ganhou uma letra luminosa e a voz dessa cantora incrível e única, Luciana Alves .

Lagrimejo, a 4a faixa, é um choro canção instrumental com experiências harmônicas e melódicas, sutileza e lirismo. Dividi a interpretação e os improvisos com esse fantástico instrumentista com quem tenho vontade de fazer música há tempos, Fabio Leal .

A 5a faixa, Tormenta , foi escrita às vésperas da eleição de 2018, e é um grito dividido com a intérprete, Tatiana Parra . Diz sobre a irracionalidade, o ódio, a aspereza desse tempo. Pedi para Edu Ribeiro , Paulo Paulelli e Fabio Leal que ficassem muito livres e colocassem a energia que julgassem necessária e o resultado é a forte cor jazzística da faixa.

Contratempos , a 6a faixa, foi gravada em versão instrumental em meu álbum anterior, De Cara pro Sol . Sempre tive vontade de colocar uma letra nessa balada e pedi ajuda ao parceiro, o dramaturgo Gil Vicente Tavares , cujo trabalho como letrista já me agradava muito pela musicalidade com que ele escolhia as palavras. Aqui não foi diferente, palavras perfeitamente pousadas sobre a melodia.

A 7a faixa, Passo Adiante , é uma bossa com harmonia bem jazzística e um lindo solo do guitarrista Fabio Leal sobre um interlúdio. Luciana Alves põe contida intensidade sobre a letra e enche de significado a canção.

A 8a faixa, Lucila, é uma daquelas canções de câmara seguindo a tradição dos grandes compositores brasileiros como Jobim e Edu Lobo. Escrevi essa canção há muitos anos e ela adormeceu até acordar na voz cristalina da Tatiana Parra .

Finalizo o álbum com esse tema instrumental, Oxitocina , com direito a improvisos e grandes performances de Edu Ribeiro , Paulo Paulelli e Fabio Leal. É preciso dizer que só é possível tocar com esse nível de liberdade e entrosamento com esses queridos parceiros do Trio Corrente.